Comidinhas

Bolinho de atum assado

Versão super leve com farinha de aveia

bolinho de atum assado com farinha de aveia receita leve light aperitivo entrada blog de moda bea de luca moda sem blablabla

Foto: Moda Sem Blablablá

Esse bolinho é leve e delicioso. Além disso, como todas as receitas do blog, ele é feito com pouquíssimos ingredientes e ainda com produtos bem fáceis de encontrar que podem até já estar aí no armário de casa. Para ficar mais interessante, ele é assado e a sujeira para limpar depois é mínima.

Esta receita é uma adaptação minha de outras duas receitas. Eu tinha testado um bolinho assim que era feito só com batata e atum. Mas aí achei que ficou muito mole, difícil de manusear. Então achei uma outra receita que levava só o atum, ovo e farinha (branca). E essa segunda ficou muito massuda. Foi assim que criei a terceira, ha! Que leva atum, ovo, batata e farinha de aveia. Confere os ingredientes e o modo de fazer logo abaixo.

bolinho de atum assado com farinha de aveia receita leve light aperitivo entrada blog de moda bea de luca moda sem blablabla

Foto: Moda Sem Blablablá

Ingredientes:

  • 1 lata de atum (usei sólido em água, mas pode ser ralado, em óleo… tanto faz. Só escorre bem e tudo certo!);
  • 1 ovo (que não apareceu na foto. Misquici!);
  • 2 batatas médias (inglesa, normal);
  • 2 colheres de farinha de aveia (que pode ser farelo também. Ou até farinha branca se você não tiver a aveia em casa e quiser testar logo);
  • Cebolinha verde (a gosto. Eu coloco bastante porque amo);
  • Pimenta tipo chilli ou dedo de moça (ou até mesmo pimenta biquinho se você não curte algo picante. A biquinho dá só um toque de sabor bem interessante. Mas também pode ser sem pimenta nenhuma);
  • Sal e pimenta do reino;
  • Óleo para untar a forma.

A primeira coisa que você precisa fazer é cozinhar as batatas. Eu cozinho no microondas por dois motivos: primeiro porque é mais fácil. É só lavar a batata, fazer uns furinhos com o garfo na casca, colocar uns 3 minutinhos no micro e virar na metade do tempo. E pronto! O segundo motivo é que ela fica mais “sequinha”. Quando a gente cozinha em água, a batata acaba absorvendo o líquido e, nesta receita, quanto mais sequinha ela ficar, menos farinha precisaremos colocar para dar a liga, sacou? Dá para assar no forno também, com papel alumínio. Só que demora bem mais.

Com a batata cozida, é hora de descascar, amassar e misturar todos os outros ingredientes (a cebolinha e a pimenta são bem picadinhas, tá?). Essa massa é bem delicada. meio mole mas tem que dar de fazer as bolinhas. Se ficar muito mole, coloca mais farinha até ficar mais firme. Para enrolar as bolinhas, molhe a palma da mão com água que ela não gruda. Vá molhando a mão enquanto enrola.

Daí é só untar a forma e distribuir os bolinhos. Eu fiz bem redondinho mas recomendo dar uma achatadinha de leve na bolinha depois que já estiver na forma porque isso facilita na hora de virar no forno. Assim ela não fica rolando na forma, sabe?

bolinho de atum assado com farinha de aveia receita leve light aperitivo entrada blog de moda bea de luca moda sem blablabla

Coloquei o forno em 220 graus. O bolinho é pequenininho e cozinha bem rápido. Deve ficar uns 30 minutos ali e você vai precisar virar na metade do tempo. Ele fica pronto quando estiver douradinho.

É bom lembrar que esse é um bolinho de forno e todo bolinho de forno fica mais sequinho. Por isso é legal servir com algum molhinho. Eu usei a geleia de pimenta. Mas pode ser até um clássico maionese + catchup (coloca uma cebolinha verde e uma pimenta do reino que faz toda a diferença!). Limão também é legal para servir esse aperitivo. Ah! E molho inglês. Esse também combina.

Se você não liga muito para gordura, pode fritar essa belezura também. Aí sim ele fica bem suculento. Recomendo apenas passar a bolinha pronta no ovo e na farinha de rosca antes de fritar. Assim fica com aquela casquinha digna de boteco.

 

Previous Post Next Post

You Might Also Like