Moda

10 dicas de estilo para homens

Um help para eles se vestirem melhor

Primeiramente, devo dizer que esse não é um guia completo. São apenas alguns toques para que homens com dificuldades encontrem uma luz no fim do túnel nessa complicada tarefa de se vestir bem. E estar alinhado pode fazer muita diferença na sua vida. MUITA! Acredite. No trabalho, no amor, até mesmo com os amigos. Boa imagem transmite respeito. Tudo o que um macho alfa quer, né? Rsrsrs. Dito isso, vamos ao que interessa.

1- Use roupas que te servem

Parece bobagem mas muito homem não tem essa noção. Ou finge que não percebe. Ou tem preguiça mesmo. Então, se você é um desses mais desavisados, tenho recomendações simples. A primeira delas é comprar roupas em lojas que tenham um vendedor de confiança e que vai ser realmente sincero para te ajudar a escolher o tamanho adequado. A segunda é: se você emagreceu ou engordou é meio óbvio que suas roupas antigas precisam de uma atençãozinha. Vista e analise no espelho. Se estiver largo ou apertado, já era. Desapega e compre peças novas. Às vezes uma boa costureira ajuda, mas nem sempre. Pense que roupas muito largas ou muito justas deixam o visual desleixado. A terceira dica é: se não souber como fazer essa triagem, peça ajuda! Chame um amigo, um vizinho, irmão, irmã, namorada, mãe, sei lá quem. Prove as roupas para esta pessoa ver e peça opinião. Parece coisa de mulherzinha. Beleza, pode até ser. Mas você não imagina os benefícios que podem te trazer. Ó o antes e depois da turma aí abaixo, feito pela revista GQ americana.

Ah! E mais uma dica pra esse primeiro item: faça a bainha das calças. Social, jeans, chino, qualquer calça. Aquele monte de tecido sobrando em cima do calçado é feio demais.

moda sem blablabla moda masculina bea de luca dicas para homens estilo criciuma

Foto: Reprodução.

moda sem blablabla moda masculina bea de luca dicas para homens estilo criciuma

Foto: Reprodução.

2- Calçados e acessórios devem estar em bom estado

Esquece aquele sapato que seu pai te deu no natal de 2009 e você adora porque é molinho e confortável. Pensa bem, ele já não tá meio passado, não? Calçados, principalmente sapatos sociais, devem estar em excelente estado para um visual nota dez. Nada de descascados, partes descoladas, bicadas na ponta. Horrível. Estraga qualquer look. Os tênis também precisam estar sempre legais, mesmo o de corrida. No mínimo, precisam estar limpos. E isso inclui a lateral da sola. Escovinha nela de vez em quando, ok? E se você é do tipo preguiçoso, então, francamente, não compra um tênis branco, né! Pode ser bacana, mas definitivamente não combina com você. Opte por cores que dão menos trabalho.

O mesmo vale para os cintos. Se a peça for de couro e também estiver “molinha” demais é porque já deu pra ela. Cinto tem que ter uma certa rigidez. Se não tem é porque já foi muito usado e deve ter quebras e descascados que vão te deixar desleixado.

moda masculina dica de estilo homens moda sem blablabla fashion blog bea de luca eles criciuma

Foto: Reprodução.

3- Se não souber o que vestir, escolha os básicos

Na dúvida, fique com o simples. É mais fácil, mais rápido, mais barato. Recomendo sempre o investimento maior (cerca de 70%) em peças clássicas para as mulheres e para os homens não seria diferente. Para quem não tem ainda muita facilidade no quesito estilo, ter um closet com roupas mais fáceis ajuda muito no dia a dia. E isso quer dizer: modelagens simples, cores neutras e acessórios básicos. Assim que você adquirir mais confiança, vá adicionando aos poucos as peças mais diferentinhas. Enquanto a moda feminina é feita de grandes tendências, a masculina tem foco nos detalhes. É nas pequenas coisas que você vai parecer estiloso e não se enchendo de frufru. Claro que tem homem que banca um monte de acessório e roupa irreverente, mas até chegar lá, vá comendo pelas beiradas.

moda masculina dica de estilo homens moda sem blablabla fashion blog bea de luca eles criciuma

4- Seu terno antigo não é bonito. Ponto.

Assim mesmo, curta e grossa. Ternos parecem roupas que nunca mudam, mas mudam sim. E isso conheço bem pra caramba. Nem vem discutir. Aceita o que eu digo que doi menos. Haha! A modelagem de hoje é slim em todos os aspectos. Digo isso porque, na maioria dos casos, não adianta pegar um terno antigo e levar para alguém ajustar. As golas também estão mais finas, assim como as lapelas dos bolsos. As ombreiras estão menores e as calças com ganchos mais baixos. Enfim, mexer no seu terno “Didi Mocó” vai ser um gasto desnecessário. Investe uma grana a mais e compra logo um terno legal, faça is ajustes corretos e fique bem elegante e bonito. Você precisa disso.

moda masculina dica de estilo homens moda sem blablabla fashion blog bea de luca eles criciuma

Foto: Delucca.

5- Tenha uma (ou mais) calça(s) chino

A calça chino ou de sarja é aquela calça que de algodão que não é jeans nem social, sabe? Fica no meio termo como essas das imagens. Ela é muito, mas muito (mas muito mesmo) mais massa do que o jeans e pode ser tão fácil de usar e combinar quanto. Mas calma, não é pra jogar os jeans fora e comprar um monte de chinos. É apenas para ter essa opção, principalmente, para o trabalho e para eventos mais bacanas que você precisa mostrar que é um homem-maduro-que-sabe-o-que-faz. Se você não tem nenhuma, comece pela marinho ou grafite. A preta também é fácil mas não é tão charmosa. A caqui já apavora alguns homens mas quando se sabe usar, é a mais lindona. Abaixo tem fotinhos para ajudar.

moda masculina dica de estilo homens moda sem blablabla fashion blog bea de luca eles criciuma

6- Atenção com as meias

Esse assunto daria um livro rsrs. Sério, meias para homens é um negócio complicado porque tá cheio de pode e não pode e várias exceções para ambos os lados. Por isso, tentarei ser breve e pouco detalhista. Vamos para um guia basicão.

– Meia branca serve apenas para esportes. Assunto resolvido.

– Para usar com ternos, a meia deve ser social (de poliéster ou de algodão, você decide, mas social). O ideal é que as meias tenham a mesma cor da calça. Se não der, pelo menos use da mesma cor do sapato. Com roupa social dá também para usar uma meia bem colorida. Mas aí você tem que bancar esse estilo. Se não sabe, não faça.

– Com jeans, quase todas as meias estão liberadas – mas não as brancas! Já disse ali em cima que são só para praticar esportes. Neste caso, tem que pensar no tipo de calçado que você vai usar. Se for sapato social, use meia social de algodão da cor do sapato. Se for algo mais esportivo, use meias bem curtas nas cores cinza mescla para calçados claros e pretas/marrons/marinhos para escuros. Se quiser ousar no look, com o jeans fica mais fácil acertar essa modinha das meias coloridas irreverentes.

– Para usar com bermudas, as meias não podem aparecer. Você deve escolher entre usar o calçado sem meias ou com aqueles modelos de meias beeeem curtinhos que parecem até uma sapatilha. Fora isso, nada mais fica bom.

moda masculina dica de estilo homens moda sem blablabla fashion blog bea de luca eles criciuma

Fotos: Reprodução.

7- Tenha uma coleção de suéteres, não de moletons

Se você está buscando informações de como se vestir bem, é porque você é um adulto e não mais um guri, certo? Então, trate de parecer um. Os moletons não devem ser abolidos da sua vida, eles podem continuar sendo usados em looks bem informais, para praticar esporte ou ficar de boa em casa. Mas os suéteres vão te deixar mais alinhado para qualquer ocasião. E se não sabe o que é um suéter, olha abaixo, é essa blusa de malha bacana. Dá para usar com calça social, camisa e gravata, só calça e camisa, jeans e camisa, jeans e camiseta, bermuda… Tem uma infinidade de looks. Existem suéteres mais finos para o verão e mais pesados para o inverno. Na verdade, o que muda mais é o tipo de fio e não muito a espessura da blusa. Então, na hora de comprar, informe-se sobre isso.

Para os mais cheinhos, dá de usar suéter, sim. Apenas cuide para não escolher nada muito apertado e nem muito largo. Algo que acompanhe o corpo mesmo, sem apertar nem sobrar muito. Aliás, gordinhos, esqueçam essa história de usar roupa bem larga. Isso te faz parecer maior ainda, tá? Como falei no primeiro item, roupas têm que te servir. Ponto.

moda masculina dica de estilo homens moda sem blablabla fashion blog bea de luca eles criciuma

Foto: Reprodução.

8- Tenha um bom blazer casual

As opções são muitas e se você ainda não tem tem um blazer casual bacana, comece pelo caqui ou marinho. São os mais legais e fáceis de usar. Perfeitos para combinar com jeans, por exemplo. Mas ó, esse blazer tem que ter um corte moderno, curto, ajustado. Ele muito raramente será usado fechado então pode optar por um bem slim mesmo. Usar com camisetas é um dos jeitos mais bacanas.

moda masculina dica de estilo homens moda sem blablabla fashion blog bea de luca eles criciuma

Fotos: Reprodução.

9- Camisas sociais devem estar 100% apresentáveis

Existem muitas coisas que te obrigam a doar uma camisa antiga: manchas, desbotados, amarelados, puídos nas golas e punhos, furos, casas de botão esgarçadas, entre outras. Camisas são peças alinhadas. Até existem alguns modelos lavados, bem casuais, que não precisam de tanto cuidado. Mas as sociais, pelamordedeus! Não é porque você tem uma peça de grife famosinha que ela será eterna. Mais vale ter uma camisa em perfeito estado de uma marca menos conhecida do que estampar um logo no peito com a camisa toda capenga. Isso é mais deselegante ainda porque fica na cara que você é apegado a marcas e não ao seu próprio estilo.

moda masculina dica de estilo homens moda sem blablabla fashion blog bea de luca eles criciuma

15 Foto: Reprodução.

10- Faça amizade com o ferro de passar

Eu sei, você não gosta dele. Nem sua esposa ou namorada. Nem sua mãe. Nem mesmo a diarista. Mas é um mal necessário. Ou melhor, é um mal imprescindível. De nada adianta ter ótimas roupas e usá-las amarrotadas. Ferro é amigo da elegância. Aprenda a usá-lo e boa sorte!

moda masculina dica de estilo homens moda sem blablabla fashion blog bea de luca eles criciuma

Foto: Reprodução.

Se tiver dúvidas, manda nos comentários que tento ajudar mais.

 

Previous Post Next Post

You Might Also Like