Comidinhas

Receita: Barquinhas de Salmão

Receita favorita: salmão com batatinha e cream cheese

receita recipe salmão aperitivo cream cheese batata pringles blog de moda bea de luca moda sem blablabla como fazer

Foto: Moda Sem Blablablá

Se tem uma entrada que faz sucesso é essa daqui. Simples de executar – nem fogão precisa! – rápida e agrada bastante, principalmente em dias de verão que pedem algo leve e fresco. A maior dificuldade pode ser encontrar o salmão fresco. Como ele vai ser consumido cru, tem que ser fresco e de boa qualidade. Então, talvez não seja tão fácil de achar.

Mas se achou o salmão, vambora para o resto dos ingredientes e o que fazer com isso tudo ;).

Ingredientes:

  • 150g de salmão (isso depende muito de quantas pessoas você vai servir. Essa quantidade rende umas duas porções como essa que está aí na foto. Depende também de quanto de salmão você quer colocar. Dá para fazer um “sashimi” mais fino, mais grosso, etc).
  • 2 colheres de sopa de cream cheese (Pode ser light? Sim. Pode ser sem lactose? Sim. Pode ser requeijão? Não. Pode ser creme de ricota, cottage ou qualquer similar sem gosto e sem graça? Nem pensar!);
  • Suco de um limão (dependendo da quantidade de suco do limão que eu escolho, coloco metade ou um inteiro. Recomendo colocar metade, provar e depois colocar mais se achar que faltou);
  • Cebolinha verde bem picadinha;
  • Batata chips dessas de latinha, tipo Pringles, Elma Chips ou semelhantes. (Escolhe uma de qualidade e não economiza nesse item, não. Afinal, é uma peça de salmão lindona daquelas, né? Não vai estragar com uma batatinha mais ou menos. Quem souber fazer a batata em casa, imagino que fique ótimo também. Só tem que ficar bem sequinha e cRRocRRante. Já até pensei em fazer com mandioca chips. Deve ficar bacana!).

Modo de fazer:

Primeiro, devo pedir para que você cuide bem do seu salmão. Deixe na geladeira até a hora de usar e em um prato bem limpinho porque ele será consumido cru. Então, é bom ter bastante cuidado com esse ingrediente. Segundo, também preciso dizer que esta receita não dá para preparar com muita antecedência pois tem que ser consumida em seguida que a gente faz porque a batata começa a absorver o cream cheese e murcha um pouco com o tempo. Não fica ruim, nem estraga, mas perde aquela cRRocRRancia que a gente ama. O que dá de fazer é servir tudo separado e cada pessoa monta o seu. Eu curto esse tipo de coisa. Se você também acha bacana, deixa a batata num potinho, o salmão em um prato mais raso e o creme em outro pote e ensine o povo a fazer ;).

Agora, vamos lá. Coloque as duas colheres de cream cheese num bowl pequeno e acrescente o suco de meio limão. Mexa bem para incorporar. Parece que não vai dar certo, que as duas coisas não vão se misturar, mas não desista. Vá mexendo, mexendo, que começa a ficar um creme bem bonito. Se você tem mixer com aquele batedor de arame (de bater clara em neve), pode usar. Eu gosto de fazer com aquilo porque fica bem mais bonito, dá uma crescidinha e mistura bem. Só coloca num recipiente fundo porque aquilo faz lambança em potes mais rasos. Depois de bem batido, prove para ver se precisa de mais limão. Vai do seu gosto. Se precisar de mais, é só colocar e repetir a mexedura. Acrescente a cebolinha picada a gosto e reserve.

Feito isso, deixe o creme na geladeira e pegue o salmão. Vamos usar o filé do salmão então é bom já pedir na peixaria um salmão limpo tipo para sashimi. Que aí vem bem aquela parte boa do peixe. O meu veio inteiro e eu que separei o filé (do meu jeito, sem muita prática mesmo). É bom conferir se foram retiradas todas as espinhas também!

Bom, aqui o processo é simples: fatiar o mais próximo possível de um sashimi. Se você não tem prática nenhuma, pode fazer também picado em cubinhos e colocar uns pedacinhos por cima na hora da montagem. Já fiz dessa forma uma vez para aproveitar uns restos do peixe de outra receita. O gosto é o mesmo e pode até ficar bonito.

Creme feito e salmão fatiado/picado, é só montar na batata. Com a parte de trás de uma colher espalhe o creme na batata e coloque a fatia de salmão (ou os picadinhos) por cima e pronto! Conquiste a audiência com essa delícia. Por aqui, os elogios são garantidos.

Qualquer dúvida ou sugestão, deixa nos comentários.

Previous Post Next Post

You Might Also Like