Comidinhas

Receita: Risoto de Quinoa Margherita

Risoto de quinoa leve nível facílimo

receita leve light diet lowcarb dieta risoto quinoa margherita

Foto: Moda Sem Blablablá.

Postei este risoto no meu Instagram (@beadeluca) e fez o maior sucesso. Pessoas me perguntaram a receita e aqui está ela. Na verdade, não sei se o nome seria risoto porque não tem arroz, né! Acredito que as mammas italianas não curtiriam muito rsrs mas tudo bem. O certo é que dizem por aí que quinoa faz muito bem, obrigada, e é mais saudável do que o ingrediente original do risoto, por isso, essa versão é tão interessante. Escolhi fazer esse margherita por dois motivos: primeiro porque os ingredientes podem até estar aí na geladeira só te esperando e, segundo, porque qualquer pangaré na cozinha consegue executar, juro!

Ah e para quem já tá na fase risoto nível hard, acredito que ele fique bom em qualquer sabor. É só ir pela lógica dessa receita aqui com os outros ingredientes.

Dito isso, vamos ao que interessa.

Ingredientes:

  • 1 xícara de quinoa (ela é cara então não desperdiça! haha. 1 xícara dá para duas pessoas com fome moderada);
  • 1/2 xícara de vinho branco seco de boa qualidade;
  • 6 a 8 tomatinhos cereja (a receita original é com o cereja. E fica bem mais gostoso. Mas como não posso comer esse tipo de tomate mais doce, usei um tomate italiano no meu. Fica bem bom também);
  • 5 bolinhas de mozzarella de búfala (daquelas que vem num potinho com água);
  • 10 a 15 folhas de manjericão fresco;
  • 2 colheres de parmesão ralado (essa é a parte gordinha da receita, dá até pra tirar… mas fica tãããão bom com o parmesão…);
  • Sal e pimenta;
  • 2 xícaras de caldo de legumes (pode ser o que vem pronto. Mas eu prefiro fazer meu próprio caldo. Acho o de mercado muito gorduroso, salgado, não gosto mesmo. E é muuuito simples fazer um do zero. Nesse meu, coloquei numa panela o que tinha em casa: uma cebola inteira, uma cenoura inteira, um talo de alho poró, um dente de alho, uma pitada de sal e uma de pimenta e joguei água fervendo em cima. Deixei ferver por uns 10 minutos e pronto. Era isso);
  • Opcional: 1 colher de manteiga (parte super hiper gorda que pode ser dispensada. Fica mais cara de risoto se usar, mas não faz tanta falta, não).

Preparo:

Cozinhe a quinoa no caldo de legumes. Se você fez o caldo, precisa coar ou pegar com uma concha. Os legumes não entram na receita, só a água. Geralmente, na embalagem da quinoa, fala na proporção 2:1, ou seja, duas xícaras de caldo para 1 xícara de quinoa. A quinoa cozinha em cerca de 10 minutos, mas nós vamos desligar o fogo em 7-8 minutos com ela mais durinha para terminar de cozinhar com os ingredientes do “recheio”.

Quinoa pré-cozida, é hora de acrescentar o vinho. É só jogar por cima e deixar evaporar um pouco (1 minuto). Depois, acrescentaremos o tomate e a mozzarella. Se o tomate for cereja, é só cortar em quatro. Se for tomate normal, tem que ser em cubinhos menores. A mozzarella pode ser só ao meio mesmo porque ela vai derreter de qualquer jeito. Mexe até ficar uniforme e é hora de acrescentar o manjericão, o parmesão e a manteiga, caso você queira usá-la. Mexe mais um pouco até tudo derreter e pronto. Prove e acerte o sal e a pimenta. Resolvida a questão é hora de servir e regar com um fio de azeite de oliva.

Então, aqui vai uma explicação para quem é acostumado a fazer risoto. O processo é invertido. No risoto normal, a gente vai cozinhando o arroz aos poucos. Aqui, a gente usa a quinoa pré-cozida no caldo. No caso do risoto margherita, os ingredientes não precisam refogar nem cozinhar muito e dá de fazer tudo numa panela só como a receita acima. Mas se você optar por um sabor do tipo filé com funghi, vai precisar refogar a carne, a cebola e o funghi numa panela separada e quando estes ingredientes estiverem prontos, aí sim, você vai acrescentas a quinoa e finalizar com o queijo e a manteiga, sacou?

Dúvidas, me escreva.

😉

receita leve light diet lowcarb dieta risoto quinoa margherita

Previous Post Next Post

You Might Also Like