Comidinhas

Receitinha: Creme de cogumelos

Receita pro inverno ser mais delicioso.

receita creme sopa cogumelos inverno bea de luca moda sem blablabla

Foto: MSB

Aprendi essa receita na China. Na verdade, ninguém me ensinou e não tem nada a ver com comida chinesa haha! Mas foi lá que me apaixonei por ela. Acontece que quando a gente tá fora do país, por mais que coma bem, sempre chega uma hora que fica meio enjoado de tudo, né? E nesses dias enjoados, eu ia para o mesmo restaurante perto do meu hotel, o Tamati, e pedia esse creme de cogumelos dentro do pão. Era revigorante! Quando voltei, reproduzi o dito cujo da forma que eu achei que era feito. Na verdade é uma sopa creme básica como qualquer outra. E, para quem não sabe fazer uma sopa creme como qualquer outra, aqui vai a minha receita dessa que pode ser aplicada a diversos sabores (abóbora, couve-flor, mandioquinha, ervilhas…).

Ingredientes:

  • 300g de cogumelos frescos (Paris, champignon, shitake… só não pode ser em conserva);
  • 1 cebola;
  • cebolinha verde (a gosto);
  • 1 colher de sopa rasa de maisena;
  • 1 colher bem cheia de creme de leite fresco (nata) – É a parte gorda, mas necessária e deliciosa;
  • 500 ml de caldo de legumes – Aquele que já expliquei aqui. Não curto caldos prontos;
  • sal, pimenta e noz moscada;
  • 2 pães italianos para servir 2 pessoas (opcional);
  • queijo parmesão para servir (opcional).

Modo de preparo:

A primeira coisa a se fazer é o caldo. Pega a receita ali no link que coloquei acima que não tem erro. Depois, continuamos cuidando dos cogumelos. Os grandes chefs de cozinha não lavam os cogumelos, apenas limpam com um pano úmido. Mas eu lavo, sim. Sei lá. Penso que vou comer areia se não lavar. Se você é chic, faça como os chefs, se não, joga na água corrente que fica bem limpinho. Eu também tiro o corpinho e uso só a cabeça do cogumelo. Depois de limpo e sem corpinho, é só picar em fatias e reservar.

A cebola deve ser picada em cubinhos e refogada em azeite. Coloque uma pitada de sal assim que a cebola for pra panela, isso faz com que ela refogue mais rápido. Quando estiver bem transparente, acrescente o cogumelo fatiado e refogue mais um pouco. Tempere com sal e pimenta moída na hora. O cogumelo precisa ficar bem macio e isso vai levar uns 10 minutos em fogo médio. Vai mexendo durante o processo para não queimar. Prove. Se estiver bem macio, era isso, hora de acrescentar os 500ml do caldo de legumes (só a água!) e deixar cozinhando por mais uns 10 minutos em fogo médio com a panela semi tampada. Nesse meio tempo, você vai dar um trato nos pães. Vai cortar uma tampinha em cima e tirar o miolo (com a mão mesmo) para caber a sopa. Não precisa raspar muito. Um pouquinho de miolo é bacana pra ir umedecendo e a gente vai comendo junto nhamm nhammm! Coloca o pão assim desmiolado no forno para dar uma crocância boa na casca (uns 8 minutos em forno alto) e etapa concluída.

Aí voltamos para os cogumelos com o caldo que já deve estar bem cozido. Como queremos uma sopa creme, vamos bater tudo no liquidificador ou com o mixer direto na panela (eu prefiro o mixer). Depois de bem batido, voltamos pro fogo com a mistura e é hora de engrossar com a maisena, momento que pode ser tenso pra muita gente. Minha dica é: pegue um copo com água até a metade (água fria) e coloca a colher de maisena. Aí dissolve bem no copo sem deixar nenhuma pelotinha e só depois coloca a misturinha de água e maisena na panela com o caldo quente. Na água fria, a probabilidade de empelotar é bem menor. Mistura bem a maisena no caldo e vai mexendo, mexendo, mexendo em fogo baixo. Quando estiver mais grossinho, coloque a colher de creme de leite, acerte o sal e a pimenta, acrescente uma pitada de noz moscada e a cebolinha verde picadinha. Esquente sem deixar ferver muito pra não dessorar o creme de leite e pronto. Coloca pra dentro do pão e serve com um queijinho parmesão por cima. Uma delícia quentinha e very comfy :).

Previous Post Next Post

You Might Also Like